Poderia citar o extermínio dos judeus para mostrar claramente como o estudo de valores na escola é importante. Valores são ensinados!
É interessante comparar o comportamento do ser humano com o animal, que age por instinto de sobrevivência. O ser humano atribui valor a tudo, muitas vezes, até sem perceber.
Passamos esses valores, simplesmente pela roupa que usamos, o modo como resolvemos conflitos na sala de aula, a forma que nos alimentamos, etc. Até a indiferença revela valores.
Sobre a dignidade humana acho importante dizer que somente no séc.XX com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) iniciou-se a tentativa de considerar a dignidade humana fazendo referência à diversidade.
Podemos dizer que estamos longe de ver os direitos fundamentais se tornarem realidade para todos.
O maior desafio da Educação em direitos humanos é pensar em estratégias de transformação que contribuam para a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana.
A educação precisa se preocupar com a formação da cidadania individual e coletiva para que aconteça uma transformação social, voltada para a democracia, igualdade e inclusão.
A Educação em direitos humanos deve ser organizada em três princípios que são alicerce da dignidade humana: liberdade, igualdade e solidariedade.
Também precisa haver participação e empenho de todos da comunidade escolar: pais, funcionários, etc
Palavras chave para essa educação: convivência, valores, diversidade, identidade e solidariedade.
Paola Souza
Referência:
MORAES, Mara Sueli Simão; MARANHE, Elizandra Andre; (Orgs). Coleção Unesp: Introdução conceitual para educação na diversidade e cidadania. São Paulo: Unesp, Pró Reitoria de Extensão, Faculdade de Ciências, 2009, v.2.
MORAES, Mara Sueli Simão; MARANHE, Elizandra Andre; (Orgs). Coleção Unesp: Introdução conceitual para educação na diversidade e cidadania. São Paulo: Unesp, Pró Reitoria de Extensão, Faculdade de Ciências, 2009, v.2.
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