quarta-feira, 9 de março de 2011

Questões de gênero e diversidade sexual na escola

Como educadores precisamos repensar sobre como as questões de gêneros estão sendo trabalhadas na escola, muitas vezes até de forma inconsciente. Esperando atitudes mais “femininas” das meninas como quietinhas, caprichosas e dos meninos “relaxo”, por exemplo. Ou mesmo distribuindo papéis coloridos em tons de rosa somente para as meninas.
As normas, os valores, as ideias e as concepções são construídas socialmente. Portanto, aprendemos a ser femininas, por exemplo.
Na sociedade encontramos muitos critérios sexistas, como mulheres voltadas para maternidade, cuidados domésticos, cor rosa, danças, brinquedos e brincadeiras calmas e comportadas. Já os homens para o esporte (judô, basquete, futebol, por exmplo), o ato de dirigir, fazer sexo novo e com variedade, brincadeiras que envolvam mais força, luta e corrida; cores “masculinas”, principalmente o azul. Reproduzindo assim estereótipos que podem acompanhar as pessoas por uma vida inteira.
Infelizmente, podemos encontrar esses critérios até em livros didáticos. O que nunca tinha reparado.
Na escola precisamos de mais debates, discussões sobre gênero e sexualidade, pois nela acontecem inúmeras relações interpessoais que cabem reflexão, podendo assim contribuir para uma boa formação da identidade de cada um.
Paola Souza
Referência:
MORAES, Mara Sueli Simão; MARANHE, Elizandra Andre; (Orgs). Coleção Unesp: Educação de temas específicos. São Paulo: Unesp, Pró Reitoria de Extensão, Faculdade de Ciências, 2009, v.4.

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